segunda-feira, 19 de março de 2012

A campanha (medíocre) do Galo invencível

Sete partidas e sete vitórias. A maior parte delas, com placar magro. Quatro, de virada.
Hora de analisar a campanha?
O time é lider. Na Copa Brasil, competição de maior projeção nesse primeiro semestre e sonho perseguido de longa data, eliminou o jogo de volta contra o time do Cene.
Mas, a verdade é que, em meio a tudo isso, o jogo é feio. Dá calo na vista ver o Galo entrar em campo e jogar.
O time cria muito? Mas, e a defesa que continua mal posicionada, levando gols que um time que se quer grande não pode tomar?
E o meio que não cria, não cadencia, não dá ritmo ao jogo, e fica satisfeito apenas por destruir jogadas lá atrás e aceitar a correria imposta, em geral, pelo adversário?
E o ataque, que jogo após jogo peca pela finalização, sempre transformando em verdadeiro martírio os jogos que, em outras ocasiões teriam sido decididos de maneira bem mais fácil?
A comprovação de que alguma coisa anda errada, do meio para trás, é dada pela própria informação de em quantas oportunidades o time saiu perdendo no placar. 
E não vou aqui culpar o goleiro, por mais que seja mais fácil atacá-lo por falhas que, no geral, não são apenas pessoais. Embora a torcida o critique e, em momentos de maior exaltação, até cobrem a contratação de um goleiro de maior experiência.
A verdade, em minha opinião, é que a defesa está mal postada e, o mesmo problema que já se manifestava no campeonato brasileiro do ano passado continua presente: o miolo da zaga, formada por jogadores altos, fica devendo em mobilidade. Os jogadores são pesados. E, embora altos, não são muito de sair do chão. O que permite que as bolas fiquem cruzando a nossa área e o goleiro sempre fique vendido entre a opção por sair ou não do gol, para afastar o perigo.
Ora, exceto quando a bola cruza a pequena área, considerado o espaço em que a bola é sempre do goleiro, o problema é sério. Se ele sai para interceptar a bola em meio à grande área, na marca do pênalty, acusam-no de ser precipitado. Se fica parado, é indeciso. Se não sai esperando a ação de seus companheiros de defesa e essa não afasta o perigo, a culpa é do goleiro. Difícil a vida do bom goleiro Renan, mesmo admitindo que ele ainda falha sim, como qualquer outro goleiro. E ainda carece de mais experiência. Que só vem mesmo com mais, e não menos, jogos.
***
Richarlyson não agrada à torcida e nem tem dado conta do recado. Já há algum tempo, demonstra que como lateral esquerdo é mais vocacionado para jogar no meio campo. No meio, mostra que é um lateral razoável. Há muito tempo está longe de ser o jogador que despontou no São Paulo, onde realmente obteve destaque.
No meio campo, a vinda de Leandro Donizete, embora um bom jogador, mostra a opção de Cuca por um jogador que fecha mais a defesa mas que matou a capacidade de o Galo partir rapidamente para o contra-ataque.
Para piorar, Serginho voltou a ter chances com Cuca, e vem entrando em alguns jogos como o do Cene, apenas para mostrar que, embora esforçado, é bastante limitado para jogar no time que ja teve Vanderlei, Oldair, Toninho Cerezzo, apenas para ficar nos mais recentes.
***
No ataque, André mostra qualidades, mas mostra mais a necessidade de ter companheiros capazes de fazerem a bola chegar, redonda, até ele. Boa presença de área ele tem, mas... ter que ficar voltando para buscar bola e armar jogadas é aproveitá-lo mal.
A prova disso é que os últimos jogos, além de André, com alguns gols salvadores, nossa zaga é que tem sido responsável por fazer o que nosso ataque não tem mostrado apetite nem aptidão para fazer.
***
Enquanto isso, o time estrelado vai enfiando goleadas, acertando as peças da frente, e mostrando apetite para marcar gols. O mesmo apetite que mostrou na última vez que jogou contra nosso time e que, na oportunidade me levou a comentar que, se fosse o contrário, nosso time teria se acomodado com o placar de 2 ou 3 gols de frente.
Porque essa é a verdade que salta aos olhos: o Galo se acomoda, não tem gana de sapecar goleadas históricas.
E isso, enquanto está jogando com times como Guarani, América Teófilo Otoni, Nacional, Caldense, Villa e até esse gigante do futebol que é o Cene de Mato Grosso, que tanto trabalho nos deu para eliminá-los.
E sem falar que a abertura do placar só foi possível por força de um impedimento que o juiz não quis marcar.
***
E o Campeonato Nacional vem chegando, com data de início agendada para maio. Deus que tenha pena desse nosso time e de seu fraco futebol. 

Nenhum comentário: