terça-feira, 18 de outubro de 2022

Conhecereis a mentira, mesmo disfarçada com as vestes da verdade

 



Na programa de propaganda eleitoral gratuita, o candidato à reeleição comunica uma alteração em relação ao versículo bíblico que costuma citar.

Sai João 8,32 (“e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”), entra João 8,44:

"Vocês pertencem ao pai de vocês, o diabo, e querem realizar o desejo dele.

Ele foi homicida desde o princípio e não se apegou à verdade, pois não há verdade nele. Quando mente, fala a sua própria língua, pois é mentiroso e pai da mentira.

*** 

O profundo respeito que tenho por todas as crenças e formas de manifestação da fé, de que são testemunhas os seguidores destes pitacos, exigem que eu procure esclarecer melhor o significado do texto sagrado. 

Para tanto, sem ser teólogo, recorro às diversas interpretações das Escrituras que o Google nos permite acessar.

Entre elas, aquela que relaciona o pecado do homem à sua origem, ao fato de ser fruto do pecado original.

***

Nascidos no pecado, os homens trariam consigo a negação de Jesus e de seu significado: ‘Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida.” (João, 14,6)

Nesse sentido, seriam filhos do diabo e, como filhos de seu pai, iriam procurar seguir, obedecer e realizar seus desejos.

Por ser a negação de Deus, da Verdade, o diabo seria o pai da mentira, e mentiroso, tanto quanto seus filhos.

***

Quanto ao diabo, além de não se apegar à verdade que não reconhece, desde o início foi HOMICIDA, termo que se aplica tanto à negação da verdade quanto da vida, como nos ensinam os dicionários: “aquele que acarreta ou pode acarretar a morte de muitas pessoas.”

Nesse sentido, o capitão Porcina, que era sem nunca ter sido (sua promoção se deveu à sua exclusão!), surge na propaganda acusando seu adversário de característica que é intrinsecamente sua, de fato e de direito.

***

Afinal, não é necessário procurar muito para verificar a quem corresponde a descrição de ser “aquele que acarreta a morte de muitas pessoas.”

Sejam povos originários da floresta Amazônica, sejam mais de 685 mil brasileiros vítimas da Covid, sem ar, sem oxigênio, sem respiradores e sem equipamentos para entubação. Sejam os milhares de cidadãos a quem remédios sem eficácia foram recomendados ou pior, receitados por falso médico.

Quem comete os crimes contra a segurança alimentar, os comete contra a vida. E o país empobreceu em todo o mandato da nossa Porcina do Planalto.

***

Se estamos à beira de uma das várias batalhas do Bem contra o mal, os exércitos que defenderão o mal estarão sob a chefia da Mentira e seus seguidores - os modernos fariseus, adeptos dos falsos Messias, dos falsos mitos.

Situação que já ficou clara, em muitas ocasiões, e mais uma vez no último debate.

Em que o chefe das forças do mal adota comportamento de ator treinado, ensaiado para não permitir que sua personalidade venha a se chocar e contrapor-se à representação que deverá encarnar.

Se parece às vezes ter dificuldades na expressão e nas falas e ‘deixas’ tantas vezes ensaiadas, isso se deve não à traição de sua consciência, incapaz de se manifestar. Deve-se a suas dificuldades de compreensão do texto que foi obrigado a decorar e das falas e termos cujo significado é incapaz de entender.  

***

Daí listar a dificuldade de enumerar apenas algumas das mentiras ditas no debate

Comecemos com a sua versão de que o governo fez diminuir o preço da gasolina, depois de apresentar projeto que reduziu a alíquota do imposto de competência estadual, o ICMS.

Sim, o parlamento votou o projeto que interfere em competência privativa dos Estados e ele sancionou a fixação de um máximo de 17% de ICMS.

Sim, isso reduziu a carga tributária cobrada sobre os combustíveis. Com isso houve uma redução no preço. 

Mas...

***

Sem contar com provável juízo do Supremo quanto à inconstitucionalidade da medida, e de possível rombo fiscal no caso de determinação de a União ter que ressarcir as perdas destes recursos tributários às instâncias estaduais e municipais (que se beneficiam de 25% dos recursos desse imposto, sob o título de transferência constitucional), o preço dos combustíveis depende, fundamentalmente do preço do barril do óleo cru mercado internacional.

E o preço do barril de petróleo, depois de uma queda importante, voltou a subir e deverá continuar em elevação nos próximos meses.

Fator que explica a alta de 1,47% no preço médio da gasolina nos postos de combustíveis na última semana.

***

Mas, defensor da liberdade econômica e da privatização a qualquer custo, o governo federal vendeu à Acelen, o controle da Refinaria Mataripe, antiga refinaria Landulpho Alves.

Empresa privada, a Acelen já elevou duas vezes o preço do combustível neste mês de outubro, sob o argumento de ter de acompanhar o preço dos combustíveis no mercado externo.

Resultado disso: o retorno do fantasma da inflação, que Porcina informa que conseguiu controlar.

***

Mais uma mentira!

Exceto pelo fato de que, usando do poder político e postura eleitoral criminosa, o Pai da Mentira determinou que a Petrobras, estatal e sob seu comando, mantenha os preços, mesmo a custa de dificuldades potenciais para o caixa da companhia.

***

Além das mentiras do controle da inflação e dos preço dos combustíveis, o mau ator quer parecer ter sido o autor do auxílio emergencial de 600 reais, quando uma breve pesquisa na internet nos revela que o sinistro Guedes anunciou, a 18 de março de 2020, o pagamento de auxílio de 200 reais incluído no projeto de decretação do Estado Calamidade aprovado pelo Congresso em razão da pandemia.

Ocorre que, no parlamento, e com apoio da oposição, foi aprovado auxílio de 600 reais, valor criticado pelo Porcina.

***

O que pode ser visto em live de 27 de agosto de 2020, em que afirmou que o país não tinha condições de seguir gastando R$ 50 bilhões mensais até o fim do ano. Isso, apesar de reconhecer que 600 reais não são muito para quem recebe. E admitiu que 200 era muito pouco.  

Mas foi ele quem afirmou que “Eu falei na semana passada que R$ 600 é muito. O pessoal bateu em mim”.

***

Outras mentiras ou fábulas afirmam que, ou  prometem:

- ter sido um dos primeiros países a comprar e vacinar a população, com amplo programa de vacinação, embora 35 outros países já vacinavam sua população quando a Anvisa aprovou e o governador João Dória foi o responsável pela aplicação dos primeiros lotes de Coronavac, que ele desdenhou.

- não ser o autor da ideia do Orçamento Secreto, que combinou de vetar para que o veto fosse derrubado. Como se sabe, esse orçamento é hoje o maior instrumento de corrupção do país, feito para manter o apoio do vestal Centrão (ou venal Centrão!) e impedir o impeachment.

- ser o responsável pela melhoria da qualidade de vida da população, fato negado por estudo da Tendências Consultoria, que indicou que nos últimos 10 anos, as classes D e E (ganhos de até 3100 reais) experimentaram perda de renda de 2,9%. Em contrapartida, os mais ricos situados na classe A tiveram ganhos de 19,1% no mesmo período, ampliando a desigualdade social.  

- um  Auxílio Brasil de 600 reais para 2023, apesar de recursos assegurados em Orçamento de apenas 405 reais.

- promete respeitar os acordos do clima, e as metas de desmatamento, quando todas as ações de prevenção de crimes ambientais foram abandonados.

- por fim, nega as intenções que o fizeram entrar em um ambiente onde meninas, VENEZUELANAS, algumas bonitinhas, estavam se arrumando como se fosse para venderem o próprio corpo.

Tenha ou não pintado um clima, a frase lembra muito o comentário do deputado cassado arthur ‘mamãe falei’ do val sobre as ucranianas pobres e bonitas. E impossível não lembrar de sua afirmação  de que não estuprava a deputada Maria do Rosário porque ela não merecia.

 

 

 

 

 


Um comentário:

Unknown disse...

Ô Paulo, faltou dizer que a turma toda é mentirosa!
Ele não está sozinho nessa hi(e)stória.
Ele apenas "comanda".
Abraço
Geraldo