quarta-feira, 5 de outubro de 2022

O bandido de cada um de nós e o bandido que amamos

Recorri ao dicionário para rever os conceitos apresentados abaixo, e poder listar a série de atos praticados pelo atual presidente em busca da reeleição. São todos atos criminosos, irregulares, transgressores da legislação de nosso país.

A lista serve para derrubar o argumento mentiroso de que os eleitores do ex-presidente Lula têm bandido de estimação. E ajuda a comprovar que a estimação por bandidos em nosso país é generalizada.

***

Vamos à lista.

Bandido: indivíduo que pratica atividades criminosas. D

Contraventor: aquele que infringe leis ou regulamentos; infrator

Criminoso: aquele que infringiu, por ação ou omissão, o Código Penal. O que cometeu crime.

Crime: transgressão. Infração penal. Contravenção.

***

Importante destacar que não irei considerar um crime ou ato irregular o fato de não gostar ou querer trabalhar, apesar de eleito para trabalhar em prol da população.

Tampouco vou considerar essa sua preferência por passear e se divertir no horário do trabalho como a tipificação do crime de desvio do dinheiro público de sua remuneração para GOVERNAR O PAIS.

Tal fato caracteriza o crime de PECULATO, da mesma forma que o gasto de recursos públicos para financiar sua preferência por motociatas e passeios de lancha e jet sky; seus inúmeros períodos de folga, a que se somam as mini-viagens de suas eternas férias, além dos exagerados e inexplicáveis gastos divulgados, no cartão corporativo, aos quais teremos acesso apenas quando cair o sigilo por ele decretado.

***

Começo a lista de crimes com o que considero mais sério: o DESRESPEITO À LEGISLAÇÃO ELEITORAL, que visa igualar as condições da disputa entre os candidatos. Para isso, proibe expressamente o uso da máquina pública e a criação de quaisquer benefícios - sociais ou de qualquer espécie -, em ano eleitoral.

Com o acumpliciamento do Congresso, que ele mantém sob controle por meio das liberações de verbas das emendas do orçamento secreto, no entanto, ele conseguiu aprovar Emendas Constitucionais que não apenas desrespeitam o trânsito em julgado (Emenda dos precatórios); interferem indevidamente em fixação de alíquotas de cobrança do ICMS dos estados, em tese um crime de responsabilidade administrativa; criam e expandem auxílios e benefícios sociais (Emenda Kamicase - de aumento do auxílio Brasil em 200 reais, benefício para caminhoneiros e taxistas e vale gás:  custo estimado em 50 bilhões de reais); antecipam o pagamento dos auxílios, para a véspera das eleições em segundo turno.

***

Pela situação precária de fome e miséria da população, que ele julga ser superestimada pelos analistas a ilegalidade, embora notória, visível, não dá origem à qualquer denúncia nem punição. Torna-se natural. Aceita por toda a população.

Mas é bom lembrar: o crime sem punição não deixa de ter existido. Não é menos crime!

Estivéssemos em período da tão cantada -  em verso e prosa - normaliidade democrática, com o funcionamento regular das instituições do estado de direito, a chapa desse bandido teria sido IMPUGNADA, obrigatoria e sumariamente.

***

Outro crime que está se tornando trivial é praticado a todo instante, nas citadas motociatas. Nada contra esse veículo e o prazer de ter o vento batendo em seu rosto. O problema é que em cada uma delas, há um desrespeito às leis de trânsito, que exigem a obrigatoriedade do uso do capacete, com viseira.

Esse é um crime de tamanha seriedade, que Genivaldo de Jesus foi vítima de tortura e assassinato em câmara de gás pela Polícia Rodoviária Federal em Sergipe, pela falta de uso do equipamento.

Ah! O presidente delituoso só se manifestou para cumprimentar os valorosos policiais que cumpriam sua missão. CUMPLICIDADE? PREVARICAÇÃO?

***

A lista segue, com CRIMES CONTRA A SAÚDE PÚBLICA:  a decisão de não adquirir nem a vacina da Pfizer, nem a do Butantã;  pelo atraso na compra, responsável por maior número de óbitos – CRIME DE OMISSÃO DE SOCORRO;  aa corrupção no processo de compra da vacina Covaxin, não levada a cabo apenas por denúncia feita por servidor de carreira Luis Ricardo, irmão do deputado Luis Miranda, bolsonarista.

Embora informado do que se passava pelo deputado de sua base de apoio, o presidente só agiu quando o escândalo veio a público na CPI do Senado. Crime de CORRUPÇÃO E DE  PREVARICAÇÃO.

Durante a pandemia ainda praticou o crime de CHARLATANISMO, recomendando e receitando medicamentos ineficazes. Quanto à ordem de mandar o Exército fabricar milhões de doses do remédio, nada pode ser dito sobre se houve ou não algum tipo de favorecimento ou desvio, graças ao sigilo decretado. Mas que tinha o dedo cúmplice de seu chefe, Pazuello deixou claro: “um manda e outro obedece”.

***

Na Educação, desde a CORRUPÇÃO na compra de laptops, não finalizada por intervenção da CGU e jamais investigada e punida; até a CORRUPÇÃO praticada por pastores recomendados pelo presidente, relativa a impressão e distribuição de bíblias e liberação de verbas em troca de barras de ouro, além de retratos do ministro Milton Ribeiro, que acabou preso, são parte dos crimes.

Ao  presidente, que nada fez para investigar e punir o ministro, acrescenta-se o crime de  PREVARICAÇÃO.

***

E tem ainda a questão de FUNCIONÁRIOS FANTASMAS E RACHADINHAS (PECULATO) em seu gabinete quando era parlamentar. Prática que ensinou aos filhos. A compra de imóveis em dinheiro vivo, no valor de 51 milhões, CRIME DE LAVAGEM DE DINHEIRO. As ameaças de estupro às colegas; os decretos desrespeitando a legislação de armas; as homenagens prestadas a policiais comprovadamente corruptos e vinculados a grupos de milícias.

As notícias falsas, plantadas, as ‘fake news’.  As constantes ameaças e palavras e ações de  incentivo à criação de um ambiente de ódio, de terror. A ameaça de ‘exterminar’ ou mandar para a ponta da praia aos seus opositores. Os 30 mil que deveriam ter sido mortos para se somarem às mais de 685 mil vítimas da Covid.

Os crimes de HOMOFOBIA E INJÚRIA RACIAL, praticados desde a campanha em 2018. O crime de responsabilidade por não dar transparência em especial aos cheques de Queiroz para Michelle, sua mulher: LAVAGEM DE DINHEIRO?

***

Crime grave, CONTRA A ORDEM DEMOCRÁTICA, incentivando a invasão de prédios públicos, como o STF, ameaçando não respeitar mais as ordens do Ministro Alexandre de Moraes (quais ele ainda não desrespeitou?), incitando a parte minoritária de seus apoiadores a cometerem atos como os da invasão do Capitólio.

A lista é extensa: interferência no trabalho da Polícia Federal; INJÚRIA, CALÚNIA OU DIFAMAÇÃO a todos que se opõem em seu caminho, em especial ministros do Supremo; ELOGIO À TORTURA E TORTURADORES.

Isso sem contar sua reconhecida ficha de terrorista, disposto a dinamitar e levar à morte seus companheiros, ação que o Tribunal Militar achou por bem não dar seguimento às investigações, em troca de sua saída do Exército.

***

Para não  dar a falsa impressão de que tenho bandido de estimação, a lista de Lula incorpora o crime de promover reuniões ilegais e a realização criminosa de greves – CRIME CONTRA A ORDEM ECONÔMICA E  CONTRA A SEGURANÇA NACIONAL, na época da ditadura.

 A permissão para que a corrupção se tornasse rotineira nas práticas de seu governo, em proporções jamais alcançadas antes – PREVARICAÇÃO?

Lula sabia? Se omitiu? Ou confiou? Certamente não pode ser acusado de prevaricar se aprovou toda a legislação de fiscalização e transparência dos atos do governo. E nunca colocou obstáculos ao trabalho de instâncias de investigação.

***

Mas Lula foi condenado. Cumpriu pena. Sim, em duas ocasiões, ambas de exceção. E se por comandar um pretenso ato de subversão, como a greve, não por ato terrorista cca omo seu adversário.

Ao que parece, Lula nunca se aproveitou de desvios e atos de corrupção em proveito próprio. E seguramente nunca esteve sozinho, nem ele nem o seu partido, nos esquemas de corrupção. Ao que parece, seu maior pecado é não fazer um mea-culpa. Talvez ele não queira é arrastar para junto do PT todas as outras siglas hoje tidas como honestas: PP, PL, PTB, e a fila é grande.

O bandido Lula respeita a democracia ao contrário do bandido seu adversário.

  

Um comentário:

Anônimo disse...

Há um outro crime, que ultrapassa os limites da legalidade, mas fere mortalmente os princípios cristãos e éticos: homenagens a torturadores. Classifico os torturadores tal e qual estupradores, são irmãos siameses. Ambos se valem de notória vantagem física para submeter o oponente a todos as suas crueldades.
Os hipócritas apoiadores do criminoso esférico ignoram esta realidade. Incluindo aí aqueles supostamente religiosos: edir macedo, silas malafaia, valdemiro santiado, padredefestajunina e muitos outros.
Fernando Moreira