Em reunião encerrada nessa tarde noite de quarta feira, o COPOM reduziu em mais 0,5 ponto percentual a taxa básica de juros da economia brasileira, a Selic.
Já esperada pelo mercado e seus analistas, a Selic atinge seu menor patamar em um ano e meio, alcançando os 10,5% ao ano.
Com isso, o governo continua sinalizando sua preocupação em não permitir que a recessão que se anuncia cada vez mais rigorosa, especialmente no continente europeu, nos atinja de forma mais enérgica, atirando milhares ou milhões de famílias de volta a um nível de renda e condição de vida tão difíceis de serem superadas.
***
Se a queda da Selic é benéfica para estimular a demanda agregada e elevar o nível de consumo das famílias e de investimento das empresas, compensando pela ampliação do mercado interno a redução esperada da demanda do exterior, é importante para aqueles que não têm outra alternativa ao uso do cheque especial ou do financiamento rotativo do cartão de crédito não se deixar entusiasmar, pelo menos por ora.
Afinal, as taxas do cheque especial, pouco são afetadas pelo comportamento da Selic, mantendo-se acima dos 150% ao ano, ainda atrás dos juros de cartão de crédito.
***
Ao mesmo tempo, foi anunciado também o novo resultado da Previdência, apontando um rombo menor que no anterior.
Somada essa informação àquela relativa à determinação da presidenta Dilma, de novos cortes no Orçamento Público, podemos esperar que os juros ainda tenham mais alguma queda, respaldados pelo maior rigor fiscal - tão demandado pelos analistas do mercado.
Entretanto, já se inicia, nas entrelinhas das notas veiculadas nos principais sites, um movimento no sentido de manutenção da taxa de juros, nas próximas reuniões do Copom.
***
Recesso do Pitaco
Também quero dar pitaco está no ar há mais de um ano, praticamente com uma postagem diária, exceção de alguns fins de semana em que até as principais notícias e assuntos também aproveitam para curtirem.um justo e merecido repouso.
No cômputo geral, entretanto, há quase uma relação de 1 postagem nova por dia de vida.
Agora, entretanto, o blog também quer viajar.
E descansar que ninguém é de ferro.
Assim voltamos a partir do dia 30.
Até lá, bom resto de férias para todos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário