terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Referências e Homenagens

REFERÊNCIAS E HOMENAGENS

Play it again, Sam
deixe que a música inebriante
conduza nossa alegria,
como a fonte levava a flor nascida no monte
para o mar
    fora, ao longe,
    no escuro da noite, o mar bramia
    e erguendo o dorso altivo
    parecia expressar inaudíveis
    vozes d’África
há dois mil anos embalei meu grito
revejo-o agora, entrecortado,
pela risada de Irene
Irene preta, Irene boa
sempre de bom humor
sempre animando as festas
        gosto de festas onde me solto a sonhar
        como se estivesse em Pasárgada
        na cama das amigas do Rei
        tão lindas todas
        tão faceiras,
        brejeiras como são as brasileiras
        de encantos mil
Como a Bárbara, bela, do norte estrela
ou Inês posta em sossego
como a mulata que passa com graça
a Gabriela da canela
Iracema dos lábios de mel
ou como a musa
que sendo uma
enfeixou como atriz
todas as mulheres do mundo
na pele de Leila Diniz.
            Sobem os acordes
            violinos enchem o ar de emoções
            e trazem consigo
            o aumento do burburinho
            vozes e risadas perdidas no espaço
            risos tresloucados
            que no túnel do tempo
            eu sei, passarão
            enquanto eu poeta
            eu, passarinho
            só por cumprir a ordem do anjo
            que mandou-me ser gauche na vida
mas se voa para longe de  minha mente
cavalgando nas asas da imaginação
não me descuro –
é preciso que se diga!-
de minha companhia
a quem sempre e em tudo e tanto
sempre estarei atento
até quem sabe o dia em que se calem
os risos das festas
as vozes minimalistas
se transformem em síntese total
mera abstração
pedra
pau
toco
caminho
meio
parte
todo
sozinho
silêncio    ...
                ...para embalar o sono de seu Rodrigues
                sempre repimpado em sua cadeira de balanço
                onde palita os dentes.

Nenhum comentário: