segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Galo líder: todos contra o Galo

Antes de fazer qualquer abordagem a respeito do jogo de ontem, ou do início desse segundo turno, quando o Atlético dá sinais de ter entrado em uma fase, já esperada e normal, de um certo cansaço, o comentário de hoje trata da questão da arbitragem.
Isso não significa que vou ficar aqui falando, reclamando, lamentando erros do juiz, que de resto, em minha opinião, prejudicou a ambos os times. Afinal, eu vi um pênalty do Réver em Emerson, embora a forma que ele caiu e se levantou imediatamente, poderia sim levar o juiz a ter a impressão que houve apenas um choque, uma trombada involuntária, não o pisão que Réver cometeu.
Mas, assinalar impedimento na jogada que resultou no gol de Guilherme, é no mínimo má-fé. Essa mesma má-fé que vem aos poucos minando a "gordurinha" que o Galo tinha armazenado no primeiro turno e que pior, anda ajudando o Fluminense de maneira escandalosa.
***
Em relação ao Galo, desde o jogo contra o Cruzeiro, e a falta indecente cometida por Montillo contra Guilherme e não marcada, cuja jogada resultou no gol de empate do adversário. E que teve sequência contra a Ponte Preta, embora nada disso possa ser usada como desculpa para a dificuldade que o time atleticano encontrou para furar o bloqueio do time da Macaca. Além da sorte do goleiro Edson, que pegou muito.
Mas, o que anda acontecendo com o Fluminense sim, é muito mais preocupante. Parece que tentando compensar o gol mal anulado de Fred contra o Galo, os juízes resolveram ajudar o time pó-de-arroz da maneira mais descarada possível.
Contra o Vasco, por exemplo, não fossem várias penalidades que o juiz fez questão de não enxergar, como a de um agarrão no meio da área, que impediu o atacante vascaino de subir para cabecear, e uma mão na bola dentro da área, também não marcada, o pior foi o que aconteceu em relação a Tiago Neves. A começar da falta que ele cometeu e que o levou a dar um tapa na cabeça do jogador vascaíno caido no chão. Jogador que, ao se levantar para reclamar da agressão covarde, foi recebido com uma cabeçada que o mesmo Tiago desferiu sem que o juiz sequer chamasse sua atenção, quanto mais lhe desse o cartão devido para lances da espécie.
Mais tarde, ao bater a falta que resultou no gol da vitória, o que houve foi uma situação inimaginável no futebol. Um jogador tricolor postou-se junto à barreira cruz-maltina para, na hora que o juiz autorizou a cobrança, empurrar a barreira, deslocando os beques do time vascaíno a ponto de jogá-los ao chão, em verdadeiro "strike" digno de boliche.
E o juiz nada, exceto validar o gol, já que a bola entrou exatamente no lugar em que a barreira havia sido formada e detonada.
***
Contra o Figueirense, mais uma vez, um gol anulado. Mal anulado, capaz de salvar o Fluminense da derrota e da vergonha de perder para o último colocado. De quebra, ajudou a se aproximar mais um pouco do líder que, por seu lado, vem também sendo prejudicado.
***
Então, é ou não é para começar a ficar se preocupando com a 'qualidade' da arbitragem, justo nesse momento que o Galo dá sinal de fadiga, aliás já esperada pelo próprio técnico Cuca.
Ocorre que de sensação que vinha sendo, o Atlético líder, tornou-se o time a ser batido. E todos começaram a estudar o Galo e as formas de neutralizar as principais jogadas do time mineiro, fazendo marcação cerrada sobre Ronaldinho, e não dando espaços para que as jogadas de velocidade de Bernard, Danilinho e Marcos Rocha possam ser executadas.
Jogando com uma marcação mais cerrada, mais forte, do tipo homem a homem, resta ao Galo ficar tocando a bola de pé em pé, sem objetividade, a ponto de em alguns momentos a bola que estava lá na frente, acabar sendo retornada até o goleiro Victor, para reiniciar a jogada.
Mas nosso problema não é apenas a defesa adversária, já mais preparada para matar as jogadas do veloz ataque do Galo. Em minha opinião, parte da dificuldade é a posição e forma de jogar de Jô, preso em meio aos beques, fazendo um pivô improdutivo, porque cercado por todos os lados pela marcação.
***
Mas,  há ainda uma questão de disposição do time em campo, que deve ser observada por Cuca: trata-se do fato de que, ao iniciar-se qualquer contra-ataque do time adversário, mesmo que com apenas dois atacantes, nosso meio campo e nossa defesa batem cabeça, indo mais de um na mesma bola, não raro se chocando e se confundindo e dando liberdade para que a bola chegue em situação de constante perigo nos pés do outro jogador.
Em alguns momentos, independente do perigo do lance, acreditei que a jogada não resultou em gol por força de uma sorte de campeão que estaria seguindo nosso time. Agora, entretanto, acho que está na hora de algum posicionamento ser corrigido, antes que a sorte de campeão seja insuficiente para nos manter, contra tudo e contra todos, na ponta da tabela.

2 comentários:

Anônimo disse...

Sabe quel é o principal problema do galo nesse momento?
O Cuca.
O Cuca não sabe administrar a derrota, lembra daquele Botafogo com risco de ser rebaixado, que o Cuca livrou da segundona, ganhando tudo e mais um pouco? se não me engano, vieram duas derrotas e o Cuca foi demitido.
Lembra do Flu? mesma historia, risco de rebaixamento, ganhou as ultimas 12 partidas do ano, entrou no campeonato seguinte voando, bastou 3 derrotas.... Demitido!!!!!!!!!!
E o Cruzeiro, vice campeao do Brasileiro,(era para ter sido campeao, se nao fosse a ajudinha da arbitragem) entrou na libertadores de 2010 goleando tudo e todos, o Barça das Americas, uma simpels derrota nas oitavas, acabou com o Cuca.
Isso mostra que é um bom tecnico, mas não tem "cuca",- perdoe o trocadilho- para administrar a derrota, tem o psicologico fraco, com isso carrega a fama de vice!

Anônimo disse...

Juliano Villaça