segunda-feira, 8 de agosto de 2016

Um homem de caráter e o caráter de um homem; Olimpíadas

Começamos o pitaco de hoje, comentando a decisão do prefeito Márcio Lacerda, aquele empresário de esquerda que se notabilizou por tornar-se amigo dos militares ditadores que se revezavam no poder, em todas as suas esferas, nos anos 60 e 70.
Depois de convencer o economista Paulo Brant a concorrer à Prefeitura Municipal de Belo Horizonte por seu partido, o PSB, e agir no sentido de conseguir que o nome fosse lançado e aprovado pela Convenção realizada, Márcio Lacerda roeu a corda e retirou o apoio do nome por ele mesmo indicado.
***
Aliás, minto.
Lacerda não teve caráter para ir ao candidato e comunicar-lhe a decisão de abandoná-lo à própria sorte.
Como qualquer moleque, irresponsável e desprovido de qualquer respeito ou valor ético, Lacerda apenas se deu ao trabalho de mandar um assessor ao seu indicado, comunicando estar desfeita a decisão anterior.
As razões, são várias. A desculpa, entretanto é uma: a punição de Paulo Brant,  em processo administrativo instaurado pelo Banco Central contra sua pessoa quando compôs a Diretoria do Banco do Estado de Minas Gerais.
***
Alegam os lacerdistas que, condenado por práticas irregulares, quando ocupou cargo de direção no banco estadual, Brant teria se tornado um candidato muito fragilizado para enfrentar, ainda mais sendo desconhecido da população e sem conseguir acordos que lhe assegurassem tempo de exposição na propaganda de tevê, candidatos do porte de João Leite, do PSDB, deputado há vários mandatos e ex-goleiro do Galo. Ou mesmo Alexandre Kalil, candidato pelo PHS, e também, boquirroto que é, muito conhecido da população belohorizontina, principalmente por sua gestão vitoriosa como presidente do Clube Atlético Mineiro.
Outros nomes, mais conhecidos, seriam o do vice atual, Délio Malheiros, já que Eros Biondini, Luiz Tibé, e mesmo o deputado pelo PT, Reginaldo Lopes, embora políticos já há algum tempo, supõe-se, não teriam condições de almejar muito nas próximas eleições. Especialmente o candidato do PT, dada a situação de antipatia e até mesmo de rancor que muitos nutrem hoje, pelo partido que um dia ousou querer ser uma estrela de esperança.
***
Mas, a verdade é que, se desculpas podem ser sempre apresentadas, o que está por trás da decisão de Márcio Lacerda é de outro caráter. E talvez até passe por uma outra manobra tentada pelo prefeiito, também ela caracterizada pelo golpe baixo e traição.
Ora, já há muito tempo sabe-se que Lacerda foi indicado por uma composição esdrúxula que conseguiu reunir, no mesmo time, o senador mais citado nas delações da Lava Jato, mas menos investigado, o pokemon mineiroca, Aécio, e o governador de Minas Gerais, mais citado em manobras escusas, inclusive de financiamento de campanha, Fernando Pimentel.
Na oportunidade do malfadado acordo, Pimentel notabilizou-se por dar uma rasteira monumental em seu próprio partido, que foi levado a reboque da máquina montada em seu interior pelo então prefeito da capital mineira.
Pois bem, ali, para ficarmos aqui nas Alterosas, como antes em São Paulo, lembrando de Celso Daniel, o PT já dava demonstrações de que há muito estava dominado por interesses tão mesquinhos e escusos e pessoais quanto qualquer outro partido convencional. O que já devia servir como um sinal de como o partido perdia identidade, ideal, e exalava já o cheiro pútrido da podridão político.
***
Traindo seu partido, acreditando em um acerto com Aécio para contar com seu apoio na sua sucessão, Pimentel, participou da indicação de Lacerda, para sua primeira eleição.
Depois, ao descobrir que até Aécio era capaz de lhe passar a perna, quando viu o governador indicar Anastasia, seu menino de recados, para a cadeira do governo do Estado, Pimentel afastou-se de Lacerda que, candidato à reeleição contou, mais uma vez, com o apoio de Aécio.
***
Apenas a título de curiosidade, o que Pimentel parece não ter percebido é que talvez Aécio não acreditasse que ele teria as condições e características de pertencer a seu grupo, composto de pessoas de mais elevado grau de suspeição. Alguns até mais que isso....
Ou seja, Pimentel, o iludido, não tinha condições de concorrer com nomes como o de Nárcio Rodrigues, hoje preso e réu; o de Anastasia, agora indiciado por operações relativas à decisão de se construir a Cidade Administrativa; o nome de Perrela, não o dono do avião do pó, mas o pai do proprietário do aparelho de que os empregados dispunham sem qualquer cerimônia...
***
Pois bem, por ocasião da reeleição, correu a notícia que Délio Malheiros, antes verde, já amadurecera. A ponto de ser indicado a vice, sob a condição de, além de seu prestígio e tempo de tevê, tornar-se, no futuro, o indicado a suceder Lacerda.
Em entrevistas recentes, confirmando sua candidatura, Malheiros até foi elegante de negar que tivesse qualquer acordo nesse sentido com o prefeito.
Mas, que é no mínimo suspeito que, agora, a trapalhada de Márcio acabe redundando na retirada do apoio a Brant  e na aposta no nome de Malheiros, do PSD, isso não há como negar.
***
O que parece, então, é que Márcio Lacerda estava tentando dar o golpe e trair Malheiros e seu acordo, usando para isso um neófito, como o professor de Economia da PUC e da Federal, além de homem do mercado financeiro, como diretor de instituições como o BEMGE e o BDMG.
De Paulo Brant, apenas uma referência a sua origem, a sua família, a seu pai, o  desembargador Moacyr Brant, admirado e respeitado por todos que o conheceram; ao seu irmão, o poeta Fernando Brant, também nome respeitado no cenário cultural, político e social, como o nome de Roberto Brant.
Brant não merecia o tratamento que teve, que mostra apenas o que acontece quando uma pessoa mais bem intencionada se aproxima de uma ambiente poluído e fétido, com pessoas contra as quais devemos sempre manter os pés atrás.
***
Pelo que sei, ao contrário, Lacerda tem até parentesco com o antigo e famoso golpista Carlos Lacerda, ex-governador do antigo estado da Guanabara.
Aquele que contam as más línguas, sempre foi capaz de usar informações privilegiadas, obtidas de amigos próximos, para poder conquistar vantagens, se é que a história de Lacerda com Bessinha, ou Samuel Wainer pode ser levada a sério.
Dessa forma, parece que a centelha da traição, sempre presente na história mineira, não fica muito longe do prefeito e sua forma de agir.
***
Dizem agora, os analistas, que ao jogar Brant às cobras, Lacerda assegura o apoio do grupo do senador pokemón, ao seu projeto de se tornar governador do Estado. Ou senador.
Vejamos. Embora se não tomar cuidado, deverá amargar a mesma sorte de Pimentel quando fechou acordo com o senador mais carioca do país.
***
Em relação a isso, só o tempo pode responder a nossa curiosidade...


***

Vander Lee

Não poderia deixar de fazer menção, depois de falar de Paulo Brant e seu irmão Fernando, à perda de Vander Lee, autor de maravilhas musicais, como Esperando Aviões e tantas outras.
De espírito mais instrospectivo, mais tímido, pelo menos essa era a impressão que ele me passava, ao vê-lo apresentando-se nas teves, Vander Lee foi um poeta vibrante, e parte muito cedo.
Uma perda significativa para a cena cultural mineira.

***

Olimpíadas e a festa da abertura

Magistral a festa denominada da gambiarra por seus próprios responsáveis na abertura dos Jogos Olimpícos, os primeiros realizados na América do Sul.
Com efeitos visuais espetaculares, e de muito bom gosto, uso de tecnologia de forma a valorizar a criatividade tão decantada do povo brasileiro.
O povo que, por suas penúrias, vive do jeitinho, da gambiarra. E consegue vencer e dar a volta por cima, apesar dos pesares.
Se a festa foi espetacular, especialmente pela mensagem que conseguiu passar, desde os primórdios de nossa civilização, com os índios - que, justiça seja feita, foi um momento de grande brilho, a construção da taba- até a chegada dos europeus colonizadores, o mundo da escravidão e os sofrimentos impostos a quem não tinha a mesma cor de pele, até a urbanização, e as favelas, é inegável que, mais uma vez, o jeitinho nos surpreendeu e ao mundo todo.
Porque eu nunca soube ter havido uma situação como a que assistíamos pela televisão, em que o ocupante do mais alto cargo do país, estando presente, não foi anunciado por temer ser vaiado.
Onde a dignidade do ocupante do cargo? Ou apenas caiu a ficha de que ele não é nada mais que um usurpador, mero figurante de uma peça para a qual sua contribuição, se alguma, deve apenas ser esquecida, por seu mau desempenho?
Triste país em que a festa não pode ser completa, e talvez até não muito elogiada, por servir apenas para encobrir, por sua inegável beleza, um golpe contra as instituições, a vontade da grande maioria do povo, com a presença de uma figura apagada, antipática, e pior, que reconhece a sua insignificância.
Pena que, apesar ou por tudo isso mesmo, forças de segurança tenham sido orientadas a dar menos atenção às questões de segurança, para ficarem correndo atrás e recolhendo faixas e cartazes e reprimirem - até retirarem dos recintos dos jogos - aqueles que, como a grande maioria dos democratas no país, não querem o usurpador temer no governo. Por pior que seja a alternativa da volta de Dilma.
Ao menos, mesmo sendo um engodo, Dilma foi eleita. O que não é pouco...
***
Da festa, que muitos conservadores de olhos vendados, se é que já tiveram os olhos abertos em algum instante na vida, acusaram de ser uma festa de conteúdo ideológico, de esquerda, apenas por destacarem a necessidade de respeito ao meio ambiente, à conservação do planeta, em contraposição à exploração gananciosa, dos grandes negócios; a necessidade do respeito às diferenças e às pessoas diferentes, seja por sua postura religiosa, orientação sexual ou cor; pois bem, da festa, gostei muito do desfile de nossa uber model Gisele.
Embora nem ela fosse a Garota de Ipanema, nem sequer uma representante das musas que a música imortal de Tom e Vinícius cantou para todo o mundo.
Achei legal e ficou  muito bem, por sua ginga e sensualidade, e até por sua voz, a cantora Anitta, ladeada por monstros da música popular, como Caetano e Gil.
Não achei legal, embora o local ser o Rio e o Maracanã, a ênfase que Benjor deu aos versos do hino que é País Tropical, na parte que menciona o Flamengo... muito além da citação ao time, que várias músicas trazem, e que não mereceriam qualquer comentário crítico.
Mas foi espetacular a homenagem ao grande atleta ugandense, Kip Keino, agraciado com o laurel olímpico.
Como foi muito emocionante o acendimento da pira por um atleta que fez por merecer a homenagem.
Se Pelé foi e é considerado o maior atletla brasileiro de todos os tempos, ele, tanto quanto Gisele não têm nada a ver com os Jogos Olímpicos.
Pelé nunca foi a uma Olimpíada e a homenagem deveria mesmo ser a um atleta que foi medalhista do país, nas condições em Vanderlei Cordeiro de Lima conquistou a sua.
Não por outro motivo, Vanderlei ganhou a maior honraria do COI.
***
Mas achei que faltou homenagear, em um show com tanta tecnologia, a Ademar Ferreira, João do Pulo, Ayrton Senna (esse também não esteve nas Olimpíadas, mas merece tanto a homenagem quanto Pelé ou Gisele), Éder Jofre, etc.
Seria espetacular se esses personagens pudessem holograficamente levar a pira, e "passar" o fogo dos jogos, à Maria Ester Bueno, ao Wladimir e ao Oscar, do basquete, à Joaquim Cruz, Guga, Hortênsia e terminar com Vandelei.
Ficou faltando apenas isso.
No mais foi show.
E antes que me esqueça, Fora temer.

Nenhum comentário: