quinta-feira, 27 de março de 2014

A anexação desejada e aprovada pela população da Crimeia à Rússia. E o que se sabe sobre a anexação, idem, de Porto Rico aos Estados Unidos?

Assistindo a toda a reação que tem despertado a votação e vitória da proposta de anexação da Crimeia pela Rússia, sobre a qual não posso falar muito em função de minha ignorância a respeito da questão, confesso que fui tomado por uma grande dúvida.
Li, como todos os que acompanham o noticiário que a Crimeia era um território da extinta União Soviética, que foi presenteado à Ucrânia por Kruchev, em 1954 como comemoração da união daquele país à Rússia há mais de 300 anos.
Na época, ninguém poderia sequer imaginar a queda do império soviético e a sua decomposição, de que resultou a independência da Ucrânia, transformado em país livre e independente. NestaCom a cisão, a Crimeia transformou-se em república autônoma da Ucrânia.
Creio que seja importante assinalar a data da ação de doação da região para a Ucrânia, por ser ainda bastante recente, completando nesse ano, o sexagésimo aniversário.
Os jornais também nos informam que a grande maioria da população ali instalada é de origem ou ascendência russa, o que lhes faz conservar e manter suas tradições e hábitos culturais, como por exemplo a questão da língua.
Finalmente, li tratar-se a Crimeia de um importante porto de saída  para o Mar Negro, e região onde se localiza uma das mais importantes bases militares russas.
Pois, bem, e daí?
Ao instalar-se um conflito interno à Ucrânia, relativo à assinatura de acordos comerciais com cláusulas de preferência para a União Européia ou um acordo comercial com a Rússia, cujo resultado foi a deposição do presidente ucraniano democraticamente eleito, resolveu o parlamento da Crimeia realizar um referendo para decidir por sua anexação pela Rússia ou permanência da situação então em vigor.
***
Ora, todos sabem disso e eu confesso que há aqueles que, por interesse têm pesquisado e sabem bem mais que o que aqui estou apresentando.
Então o que tem de diferente em meu pitaco?
O fato de que, curioso, fui ao Google realizar uma pesquisa sobre a anexação, votada e aprovada em 2012, de Porto Rico, então considerado apenas como Estado associado como 51º estado membro dos Estados Unidos da América.
Resolvi então aprofundar minha pesquisa, para identificar muitos pontos em comum entre a situação das duas regiões, como por exemplo, o fato de que Porto Rico foi transferido, lá pelos idos de 1920, da Espanha para os Estados Unidos.
O fato de que, durante todo o tempo até a anexação aprovada, os Estados Unidos tentarem impor todo um novo padrão de vida e cultural, inclusive tornando a língua inglesa uma das duas línguas oficiais do país, ação em que não teve tanto êxito. Os porto-riquenhos não abdicaram do uso da língua espanhola de sua origem.
O que me intriga é que, quando Porto Rico realizou a sua eleição e a vontade da maioria ficou conhecida, aprovando a transformação daquele país como estado membro da União, não me lembro de ter havido uma reação, por parte de Obama, semelhante aquela que agora ele está patrocinando.
***
Tudo bem. Não me consta que Porto Rico pudesse ter o interesse estratégico para os EUA que a Crimeia tem para a Rússia. E, parece-me que para o povo porto-riquenho, apenas há vantagens, em se tornarem cidadãos americanos, status que, aliás, eles já possuíam.
Mas, que a reação é estranha é. E que é estranho que para outros povos não venha a ter validade o que vale para "nosotros", então, nem se fala...

Nenhum comentário: