terça-feira, 16 de julho de 2013

Esperança e a lei de Murphy: a saga de Pietro

Acostumado a ouvir que no Brasil há leis que pegam e outras não. Acostumado a ouvir falar que há leis que funcionam enquanto outras caem no esquecimento, às vezes me pergunto o porque de as leis de Murphy funcionarem sem questionamento. Sempre.
Isso, mesmo sabendo que a referida lei ou legislação foi criada nos Estados Unidos, pelo capitão da Força Aérea Americana, Edward Murphy.
Mas, independente do local de sua criação, a verdade é que a lei ou leis de Murphy adequam-se muito bem ao humor brasileiro, ou vá lá, ao humor do ser humano, esse único animal que ri.
***
Pois bem, se alguma coisa pode dar errado, dará. Ou nada está tão ruim que não possa piorar, são apenas constatações, infelizmente a maior parte delas verdadeiras, de como nossas esperanças são tão tênues. E como somos tão limitados, o que nos remete, cada vez mais apenas à condição de sonhadores.
Por um lado.
Porque, por outro lado, serve também para nos mostrar que, vivos, estamos sempre aptos a sonhar, e a construir novas expectativas favoráveis. E que é essa fé que nos move, como move e remove montanhas, e nos dá força para prosseguir nossa caminhada.
***
Antes de mais nada, Pietro está bem. Continua fazendo o tratamento de saúde e, parece-me, completou mais um aniversário no hospital.
Além de estar dando sequência ao tratamento, também a conta com contribuições aos pais do garoto continua sendo monitorada por um grupo de colegas do Banco Central e, mais uma vez, há que se divulgar o êxito alcançado pela campanha de arrecadação. Sinal de que nem tudo está perdido.
Nem poderia estar, em  um post cujo nome, propositadamente, iniciei com a palavra ESPERANÇA!
Tudo bem, que seguida pela lei de Murphy.
***
Embora creio eu que devesse, conforme prometido, estar dando nesse momento mais um breve relato da situação da conta: seu saldo, o quanto recebeu, o quanto já foi gasto e para que, a verdade, é que não tenho essa informação atualizada.
O que sei é que o pai, Edmilson pouco mexeu nos recursos, estando agora sendo orientado a fazer uso de parte dos recursos que não foram utilizados. Para fazer frente a alguns gastos e outras despesas em que foi obrigado a incorrer.
Por isso, Delimar, meu aluno e amigo que, como outros que atenderam à minha sugestão de investimento, preocupado em contribuir com mais alguma quantia pediu informações, não vou dar detalhes aqui, de valores numéricos, por mais importantes que sejam.
***
O post de hoje é para comunicar que a esperança de Pietro, de seus pais Edmilson e Michele e de todos nós, de que uma célula de sua irmãzinha pudesse ser retirada tão logo ela nascesse, para permitir a Pietro fazer um transplante de medula, quem sabe!, não pode mais ser concretizada.
E é aqui que a lei de Murphy mostra seus dentes: a menininha tão ansiada não vai mais vir à luz.
Michele sofreu um aborto e a criança, já com 7 meses não conseguiu sobreviver entrando em óbito, ainda no útero materno.
Dessa forma, não foi possível sequer fazer a coleta da célula que serviria como tratamento complementar a Pietro.
***
A mãe passa relativamente bem. Pietro parece estar bem, também, voltando essa semana ao hospital para nova sessão.
Edmilson tenta reagir, para o que conta com o apoio e carinho e compreensão de seus colegas de serviço.
***
De nossa parte, continuamos aqui, com Esperança e Fé de que Pietro irá vencer mais essa dificuldade.
E que, passado esse primeiro momento de dor, o sentimento de perda dos pais possa dar origem a uma nova sementinha, cuja célula permita a Pietro continuar sua trajetória de resistência. 

Nenhum comentário: