quarta-feira, 17 de julho de 2013

2a Prestação de Contas - Pietro



Doações Pietro – 2ª prestação de contas

Atendendo aos nossos propósitos iniciais, a Ação da Cidadania dos Servidores do BC-BH divulga notícias dos 3 pilares que dão sustentação à campanha do Pietro, que é coordenada pelo núcleo de voluntários Mirian e Getúlio (pela Ação), Rodrigo Almeida, Felipe Cancela e Itamar de Souza.

1 – arrecadação voluntária dos recursos:
Doações financeiras: saldo atual* de R$7mil (conta corrente 6.912-4, agência 4.887-9, titularidade Michele Fernanda Ferreira da Silva Alves, CPF 074.932.756-10).
Doações materiais: já recebemos brinquedos e livros de estorinhas para o Pietro, além de bonecas para alegrar o quarto de quem iria chegar (infelizmente, em 9/julho, com 7 meses de gestação, a neném não nasceu com vida e a família se recupera de mais esse acontecimento...).
Para quem está em BH, serão sempre muito bem vindos os seguintes artigos, que passaram a integrar a lista de consumo diário por exigência médica: lenços umedecidos antissépticos, álcool gel, sabonete líquido e papel toalha.

2 boa administração financeira:
É com grande interesse e dedicação que o Edmilson comparece às aulas informais para receber orientações do Rodrigo Almeida sobre como administrar os recursos arrecadados, sob o pano de fundo do curso oferecido pelo Bacen “Gestão de Finanças Pessoais”. São 2 ou 3 vezes por semana, mas suspensas neste período de luto. São parte da pauta o saneamento das dívidas anteriores (situação já declarada no Comunicado ADBHO de 29.5.2013 e na mensagem de lançamento desta campanha de 3.6.2013), o controle atual de gastos e o planejamento para o futuro próximo, tudo com foco na saúde do Pietro e, consequentemente, na saúde financeira da família, que, mais do nunca, precisa encontrar o equilíbrio para atravessar este momento difícil.

3 transparência:
Já realizado saque total* de aproximadamente R$7mil para custeio de despesas conforme documentação em nosso poder e planilha de registros, à disposição do colaborador que nos requisitar vistas. A empresa que seria contratada para a coleta e armazenamento das células tronco compareceu na maternidade em 9/julho, mas nenhum material pôde ser coletado, não gerando custos financeiros.
(*Os valores estão estimados a partir da prestação de contas anterior, pois seria indelicado exigirmos os documentos neste momento. Os saques são sempre “autorizados” previamente pelo núcleo de coordenação da campanha, motivo pelo que temos noção de valor.)

Ainda não ocorreu a cobrança da Unimed referente à parte que cabe ao associado nas despesas hospitalares e laboratoriais, realizadas a partir da internação no final de abril/2013, a qual imaginamos que será de razoável montante, principalmente em face de o plano oferecer enfermaria e a saúde exigir apartamento. No salário recebido em julho/2013, veio desconto do plano coparticipativo apenas das pequenas despesas iniciais, anteriores ao período de 35 dias de internação.

Permanece a expectativa do tratamento de 3 anos, período em que pode ocorrer a opção pelo transplante da medula (compatibilidade estimada para irmãos é pouco menor que 50%, ao tempo em que no banco público a chance é 1 em 1 milhão). As sessões de quimioterapia ocorrem a cada 3 semanas, e o Pietro (carequinha, de boné!!) tem se mostrado valente ao chato tratamento, que também inclui a internação rotineira de 4 dias no mesmo período.

Não dispomos de métodos para quantificar a previsão de gastos para período tão longo e sujeito a variações, motivo pelo que a Ação deixa a critério de todos a decisão de seguir com as doações. Estaremos sempre por aqui**, à disposição de quem queira buscar notícias do Pietro, e divulgaremos outra prestação de contas quando o saldo atual for novamente sensibilizado significativamente ou diante de fatos novos. Nós, do núcleo, temos uma lista de providências em todos os aspectos que envolvem o caso, mantendo a intenção da Ação de acompanhamento permanente.

Com 20 anos de Ação, esta campanha é um dos mais fortes marcos da nossa união. Nossa esperança está bem descrita pelo nosso colega Paulo César em seu blog http://tambemquerodarpitaco.blogspot.com.br/ , onde também nos comovemos com o lançamento da campanha do Pietro em junho/2013 com a mensagem Dica de uma aplicação de alta rentabilidade, mas você tem de ler até o fim. Assim que ele soube hoje da triste notícia, postou novo texto, cujo final pedimos-lhe licença para também encerrar nossa nota:De nossa parte, continuamos aqui, com Esperança e Fé de que Pietro irá vencer mais essa dificuldade. E que, passado esse primeiro momento de dor, o sentimento de perda dos pais possa dar origem a uma nova sementinha, cuja célula permita a Pietro continuar sua trajetória de resistência.

Nosso abraço e gratidão, em nome dos pais que não se cansam de nos pedir para retransmitir o agradecimento a todos que já se envolveram de alguma forma com a luta do filho.

Comitê da Ação da Cidadania do BC-BH
**Beth Pinto, Consuelo, Cristina Viana, José Roberto, Getúlio, Mirian, Gisele, Vera Melo, Renato Fabiano, José Reinaldo, Márcio Gomes e Wagner Cateb

Nenhum comentário: