quarta-feira, 24 de julho de 2013

Pitacos de retorno da cirurgia

Enxerto de gengiva. Clinicamente, um êxito, graças à competência e experiência do Dr. Ernani Tadeu de Souza, e sua muito bem montada clínica, à R. Piauí, aqui na capital mineira.
Mas, como é incômoda a recuperação. Não pela dor, que pouco senti. Nem pela quantidade de gelatina, picolé e sorvetes que são recomendados.
Nem é incômoca a colocação constante da bolsa de gelo, para tentar impedir o inevitável inchaço.
Afinal, vai inchar. Mas não aquele inchaço de quem parece estar o tempo todo comendo uma bala.
Especificamente no meu caso, o inchaço é no lábio superior, o que me faz lembrar de meu saudoso dentista Dr. Hugo Werneck, que sempre me desaconselhou fazer obturação em qualquer dente da parte central superior da boca com o uso de anestesia.
Dizia Dr. Hugo que a dor da obturação, feita rapidamente passava de forma tão breve quanto o próprio uso do motor. Mas a anestesia desceria como uma tromba, incômoda. Pesada.
Atendendo ao conselho do Dr. Hugo, optei pelo tratamento a seco, sem anestesia. E foi, em minha opinião, a opção mais sábia.
Agora, entretanto, não houve a possibilidade de fazer essa opção. Nem seria recomendável. E a sensação de tromba ficou pesando, enquanto eu punha e tirava compressas de gelo, comia sorvetes e sucos gelados e via o rosto inchar.
***
Mas, nada que venha a impedir a ida ao Mineirão hoje à noite, para levar meu incentivo e meu grito de Fé ao Galo. Uma vez que EU ACREDITO.
E continuo acreditando, como toda a massa atleticana.
E, como bem lembrou o Tardelli, lembrando que o Mineirão é o palco privilegiado de nossas conquistas. Local onde tivemos jogos, campanhas e vitórias memoráveis. Como a vitória contra a seleção brasileira, em 1969, por 2 a 1, a mesma seleção que um ano depois encantaria o mundo conquistando a Taça Jules Rimet.
Bem, essas são outras conquistas. E outras lembranças. A maior parte das quais, muito boas.
De um tempo em que íamos, meus irmãos (o Léo, o Fernando, Durtal) e eu aos jogos de rodada dupla, sempre  que um dos times atuando fosse o América, levados por Dr. Miltom, de saudosa memória.
Passada essa fase, tornou-se nosso hábito ir a praticamente todos os jogos do Galo, com o Dr. Geraldo Almeida e D. Haide, atleticanos fanáticos e pais do grande amigo, Márcio Fonseca.
Tempos bons. Muito bons aqueles.
***
Hoje, começamos a escrever um novo capítulo, uma nova história no rejuvenescido Mineirão.
Tomara que de conquistas e êxitos.
Que os deuses da bola nos façam sair vitoriosos do jogo de logo mais à noite.
E que o time do Atlético faça brilhar o nome de Minas e leve o nome do Galão da Massa para todo o continente e para o mundo.
Vamos lá, Galo.
EU ACREDITO!!1
***
Duas perdas importantes, nesses dias de visita do Papa Francisco a nosso país. A primeira, por uma questão de idade, de Djalma Santos, em minha opinião o melhor lateral direito de nosso futebol, sem desfazer de outros jogadores do calibre de um Carlos Alberto Torres ou do Cafu.
Mas, Djalma Santos e suas embaixadas ficaram gravadas em minha memória. E agradeço por ter podido vê-lo jogar.
Embora no Palmeiras.
Dominguinhos e sua sanfona, hoje muda e entristecida.
De Dominguinhos, apenas mencionar a falta que nos faz - a todos, um xodó.
***
Bem vindo seja o herdeiro do trono inglês.
O que valeu uma excelente anedota de Danilo Gentili, ontem, ao mencionar o fato. Segundo Danilo, o nascimento do futuro rei é excelente, ao menos para que a mãe, Kate não fique andando por aí, achando que está com o rei na barriga.
***
Pieroni, é hoje! Tomara que você possa ajudar o Galão a por a pá de cal nesse Olimpia. E que possa soltar o grito preso na garganta e no nosso peito.
Reco, Marcelo, vamos que vamos, que hoje precisamos de contar com toda nossa fé.
Eu também acredito.
E, sem dúvida, uma vitória do Galo deixará nosso BH bem mais bonito.
***
Para concluir: a mensagem de Francisco, solicitando " permitam-me que nessa hora eu possa bater delicadamente a esta porta"  ( a porta do coração dos brasileiros) e sua sequência: " não tenho ouro nem prata mas trago Jesus Cristo" foi  e será dos versos mais bonitos e significantes de toda a estada de Sua Santidade em terra pátria.
Bem vindo Francisco e suas lições tão necessárias de humildade.
E que Francisco ajude o Galo essa noite.


Nenhum comentário: