quarta-feira, 7 de maio de 2014

Como transformar um evento sem surpresas em show midiático: a convocação de Felipão

Haverá alguma surpresa na convocação de Felipão prevista para hoje, às 11 horas?
A resposta, infelizmente, é não. E sabemos dessa resposta desde a Copa de 2002, quando Felipão rebarbou toda a população amante do esporte, que cobrava a presença de Romário no grupo que acabaria conquistando o título naquela oportunidade.
Não que a ida de Romário ou sua inclusão no grupo fosse alterar o resultado. Mas, como fomos campeões, a rabugice do técnico e suas idiossincrasias foram esquecidas ou deixadas de lado.
Agora, 12 anos depois, novamente como técnico da seleção, apenas repete-se o mesmo script, sem qualquer surpresa ou mudança.
Senão vejamos.
Para começar, e como não podia deixar de ser, pela escolha do nome para comandar a seleção, como seu preparador técnico. E a escolha recaiu, como costuma ser as coisas na CBF, no nome de um técnico considerado como ultrapassado, incapaz de montar e dar um mínimo de estrutura de jogo ao time que comandava, a ponto de ser um dos grandes, senão o maior responsável pelo rebaixamento do Palmeiras, um dos maiores, mais tradicionais e mais importantes times do país, para a segunda divisão.
Tudo bem. Felipão teve tempo de mostrar que é capaz de se atualizar e a conquista pelo time que ele montou da Copa das Confederações mostrou isso.
Embora a Copa das Confederações nunca tenha sido conquistada pelo time que, no ano posterior, irá conquistar a Copa do Mundo, que é o evento mais importante.
Assim foi na Copa das Confederações em 2009, conquistada pelo time de Dunga, eliminado depois em 2010.
Além desse pequeno detalhe, é importante que possamos dar a dimensão exata e merecida à conquista do título no ano passado, apenas lembrando que outras seleções vieram ao nosso país apenas para farrear, como foi amplamente noticiado em relação ao comportamento do time da Espanha.
Mas, deixando de lado a questão da escolha do técnico, já que a imprensa  não deu qualquer atenção nem à escolha de Felipão, nem ao comportamento reprovável que foi adotado em relação a Mano Meneses, a quem não admiro e cujo trabalho também era merecedor de críticas, temos de reconhecer que o que houve com Mano foi uma fritura intencional e vergonhosa onde a presença de Felipão nunca ficou bem esclarecida.
O que se sabe é que todo mundo já tinha certeza de que o técnico da Copa seria Felipão. E que esse nome agrada à imprensa, até mesmo por toda a grosseria que ele é capaz de praticar contra os repórteres especializados e com a crônica esportiva.
Aliás, se tem  uma área em que não cansamos de demonstrar nosso complexo de vira-latas, essa área é sem dúvida o futebol, e a imprensa da área é uma das maiores ilustrações desse comportamento.
***
E quanto ao time?
O que acho pior em Felipão é essa ideia e imagem que passa de que está formando uma grande família. Como se todos os jogadores fossem dependentes para que possam constar, no ano seguinte, em sua declaração de rendimentos apresentada à Receita Federal.
Então, ele comete injustiças flagrantes, mas todos se silenciam.
Como por exemplo, a convocação de seus queridinhos Júlio César e Jefferson, quando Victor, Fábio e até mesmo Cavalieri estão em fase melhor. Pelo menos jogando. E jogando em times que merecem no mínimo algum reconhecimento.
Mas, machucado e operado, sem jogar ou em um time obscuro de um bairro qualquer de um país qualquer, como é o caso do Canadá no futebol, Júlio César é o convocado. E ponto.
Aqui, não deve ter surpresa e Victor deve ser o terceiro chamado.
Na defesa, os queridinhos são os mesmos que têm sido escalados por toda a crônica esportiva, não havendo divergências.
Apenas que Miranda aparece agora, na última hora como opção, talvez porque Réver tenha se machucado e ficado de fora toda a temporada e porque, tanto quanto Réver, capitão de meu time, não considero Dedé jogador do nível de seleção.
Que pena que não dá para convocar o melhor zagueiro em atividade em nosso país, Otamendi.
No meio, sempre gostei de Paulinho, como gosto de Hernanes, e há que se reconhecer que a maioria dos nomes que vêm sendo falados são: primeiro, nomes lançados pela renovação que Mano resolveu experimentar; nomes com que a maioria dos torcedores concorda. A surpresa pode ficar com Luís Gustavo, de fora, ou com a convocação de Lucas Leiva.
Na frente, mais uma vez, o nome de Robinho, por ser nome do agrado do técnico, nome de grupo, excelente tocador de pandeiro e jogador que alegra o ambiente, mostra como as idiossincrasias dominam o ambiente.
Pena, deixamos de levar os melhores jogadores, às vezes, por que o técnico tem lá seus queridinhos, mesmo que seja para enfeitar apenas o banco.
Ou tocar pandeiro no ônibus de ida para o estádio.
Mas, exceto não ter a certeza de que Fred estará inteiro, embora ele seja nome da preferência nacional, os demais nomes da frente são praticamente já conhecidos e aprovados.
Ora, se os nomes são praticamente conhecidos, a pergunta que fica é porque tanto show midiático em torno do anúncio da convocação, transformada em evento tão importante quanto um jogo de futebol?

***

Mudando de assunto, o Cruzeiro joga hoje contra o time do Papa e toda a enorme pressão que vem de fora, destinada a não deixar que novamente um time brasileiro seja campeão da Libertadores.
Se não jogarem contra tudo e contra todos, depois não venham dizer que andei secando o time.
É forçoso reconhecer que time para lutar pelo título os estrelados têm.

Nenhum comentário: