quarta-feira, 3 de abril de 2013

Referências para instigar o debate

Não poderia deixar de manifestar primeiro minha ignorância. Depois, meu espanto ou estupefação. Depois minha vontade de ir atrás e ver. E agora de compartilhar os links que lista a seguir, para alimentar debates que pretendo em nível elevado e instigante. O que deverá torná-los  tão prazerosos quanto veículos de aprendizado.
Para fazer o contraponto, começo recomendando um filme breve, de menos de 1 minuto e quarenta, com comentários do Arnaldo Jabor no youtube, sobre a morte de Hugo Chávez.
O link é www.youtube.com/watch?v=0RbzuV1Uq3g.
Recomendo, em seguida, o link de um deputado inglês, em palestra em Oxford, George Galloway, de perto de 6 minutos de duração :
www.youtube.com/watch?v=9gES8IJ7dEA
Com 14 minutos de duração há um outro filme ligado ao mesmo assunto, Venezuela e Hugo Chávez. O endereço é: www.youtube.com/watch?v=MVf40_kaUl8
Agora quem quiser aprofundar no assunto,  pode ir ao youtube e procurar por " A revolução não será televisionada", documentário de 2 irlandeses. 
Acho que vale a pena a referência, assim como vale a pena recomendar o programa Contraponto Notícias do TVC - Tv Comunitária de Belo Horizonte, canal 6 da Net, aos sábados à noite, onde tomei conhecimento e tive meu momento de estupefação. 

A propósito, entrevista com Rubem Alves, que estava passando e sendo reprisada creio que na TV Câmara, é muito interessante para mostrar a importância da estupefação e do espanto para o processo de aprendizagem. E a capacidade de excitação provocada na inteligência para que o aprendizado seja efetivo. 
Parece-me que, se se quiser procurar o Google traz até algum trecho que pode também ser visto no youtube.

Está dada a dica. 
 

Nenhum comentário: