terça-feira, 1 de março de 2011

Pitacos carnavalescos

O país já se encontra em pleno ritmo de pré-carnaval. A presidente indo fazer omelete no Programa Mais Você, da Ana Maria Braga, onde entre outros comentários abordou a possibilidade de retorno da CPMF, para financiar a saúde.
***
O corte orçamentário de 50 bilhões começou a ter definidos, ontem, os gastos atingidos pela tesoura, com os jornais televisivos anunciando a possibilidade de o programa Minha Casa, Minha Vida ser atingido.
Corte em crédito, vinculado à construção civil, indústria das principais responsáveis pela geração de empregos em nosso país, é sempre preocupante.
Afinal, com a restrição ao crédito, menos obras serão realizadas. Com a redução de obras, a demanda por mão de obra pode sofrer uma redução, trazendo alguma consequência tanto para o nível de renda, em especial a massa salarial, e para o nível de emprego.
Menos mal, se o corte restringir-se apenas a queimar, no tocante à geração de emprego, o excesso de demanda de profissionais qualificados e que já andam em falta na indústria.
***
Nesse início de março, a inflação calculada pela FGV, apelidada de inflação do aluguel, apresentou um valor menor que as expectativas baseadas nas primeiras estimativas. E, conforme informado hoje pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, a balança comercial brasileira apresentou resultado positivo e recorde no mês de fevereiro.
***
Não fugindo da época momesca, na Líbia, Khadafi prossegue em sua fantasia de líder popular e carismático, enquanto nos Estados Unidos, a Secretaria de Estado, Hillary Clinton, dá declarações destinadas a jogar a pá de cal no ditador que, por tanto tempo os Estados Unidos toleraram, especialmente em períodos recentes, a partir da inflexão política adotada pelo governante líbio.
***
Em Minas, um trio elétrico sofre um acidente, com a fatalidade provocando a morte de mais de 16 jovens, muitos ainda adolescentes e nos obriga a questionar a segurança de caminhões utilizados nos desfiles de trios ou dos carros alegóricos dos desfiles de carnaval. Cada vez mais enfeitados, com alegorias e aparatos cada vez maiores e com alturas mais elevadas, não é difícil se prever a possibilidade de repetição do lamentável acidente, nos trajetos percorridos por esses veículos, onde persistem os fios e cabos de alta tensão condutores de energia.
***
No mais, marasmo típico da concentração a que todos se recolhem, e que antecede os grandes eventos, como se destinada a poupar fôlego e energia, a serem gastas nas cortes de Momo.

Nenhum comentário: