segunda-feira, 21 de março de 2011

A visita de Obama

A primeira observação é fato corriqueiro. E diz respeito à simpatia e simplicidade do presidente americano, Obama.
Vendo-o discursar ontem, no Municipal, fiquei me perguntando a razão de os Estados Unidos não terem, que seja de nosso conhecimento, pessoas tão simpáticas quanto seu presidente.
Está certo que se todos fossem semelhantes a Obama, talvez ele não tivesse nada capaz de torná-lo um destaque e, por isso, ou pela ausência disso, não o conheceríamos. Não teríamos a oportunidade de perceber como, mesmo apesar de todo o discurso e toda a postura estudada, Obama é carismático.
E foi isso, em minha opinião, uma das principais lições de sua vinda a nosso país: seu profissionalismo. Profissionalismo, aliás, de que os americanos se mostram muito cuidadosos. E que se torna uma preocupação, diria mais até, uma obsessão, para aqueles que sabem e se investem de suas responsabilidades.
Antes, já havia sido Michael Jackson, cujos shows eram exaustivamente ensaiados e que o astro não permitia qualquer tipo de deslize.
Agora Obama.
Mas, mais que o profissionalismo, no presidente americano há uma elegância natural. Um sorriso largo, que transmite confiança. Não a confiança do "deixa que eu ajeito; deixa comigo". Mas a confiança de quem diz, vamos experimentar juntos. Conta comigo.
De seu lema de campanha: We can!
Juntos.
Que o discurso já pode ter sido redigido por outros e, caso contrário, talvez até ensaiado. Que as frases todas que a platéia gostaria de ouvir já foram selecionadas anteriormente. Que é fácil agradar àqueles que querem ser elogiados pelo presidente do país mais rico e poderoso do mundo, refletindo ainda nosso complexo de cachorro atropelado, tudo bem.
Outros presidentes, até americanos, já estiveram aqui e já vimos tudo isso acontecer. Outras autoridades já passaram e, à sua maneira já foram tão simpáticos ou já disseram coisas até mais agradáveis a nossos ouvidos.
Mas, Obama deixa uma imagem difícil de ser igualada.

Um comentário:

Ministério disse...

O estilo de vida está diretamente relacionado à hipertensão. Abandone o álcool e o cigarro: http://bit.ly/i38ePf. #saúdenãotempreço

Siga-nos no Twitter e fique por dentro desta campanha: www.twitter.com/minsaude
Para mais informações: comunicacao@saude.gov.br ou www.formspring.me/minsaude
Obrigado,
Ministério da Saúde