quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Fim de ano e fim de governo: mas ainda tem dia no calendário de 2010

Dia 30, último dia de funcionamento bancário do ano. Praticamente, último dia útil.
Como não poderia deixar de ser, dia dedicado à retrospectivas. Anunciadas na unanimidade das redes de televisão abertas. E há muito para se recordar, em um ano que teve de Copa do Mundo à Eleições da primeira mulher presidente do Brasil.
Mas, deixo às redes de tevê, a revisão das notícias.
De minha parte, darei apenas alguns pitacos, sobre alguns fatos e situaçãoes que ainda insistem em mostrar que o ano não acabou.
A começar pela triste chantagem italiana à decisão de se conceder ou não, o status de asilado político a Cesare Battisti.
Embora a decisão parece já ter sido tomada, no sentido de concessão do asilo, formalmente ainda não foi noticiada a decisão de Lula.
No entanto, vale observar que a mera manifestação do ministro italiano, em tom francamente ameaçador em relação a uma decisão que diz respeito à soberania brasileira, revela o caráter político da questão.
Não fosse o ministro ligado à direita italiana.
Até mesmo pelo simples caráter de ameaça e retaliação que se revela na entrevista a jornal italiano, o mínimo que se espera é que possamos ver estampada amanhã, nos jornais menos conservadores de nossa imprensa a manchete: Bem vindo Cesare!
***
Em outras oportunidades, aqui mesmo, no blog, já comentei a respeito da dificuldade de se elaborar qualquer comentário a respeito de extratos e trechos de discursos, conversas, entrevistas e frases soltas levadas ao ar por nossas emissoras de televisão, em especial pela Globo.
Acostumada a pinçar as frases que julga mais relevantes, retirando-as do contexto para transmitirem o sentido parcial que satisfaz a seus interesses, sem levar em consideração o verdadeiro conteúdo do raciocínio de seu(s) autor(es), a Globo e, particularmente seu jornal da noite exige, no mínimo que adotemos uma postura de cautela.
De qualquer forma, vou me atrever a comentar o trecho mostrado ontem, do discurso do presidente Lula, a respeito da crise econômica que, vinda dos Estados Unidos (onde ainda não foi resolvida) atingiu a outros países e economias mundo afora. Não pelo fato de o mundo ser globalizado, como quis dar a entender o apresentador do jornal, muito menos como repórter e num tom mais de menino de recados, subalterno.
Mas porque, mesmo entendendo o desabafo do presidente sem formação superior e sem diploma universitário,que conduziu tão bem o país no momento da crise, evitando que ela se aprofundasse e se prolongasse, acredito que a manifestação de orgulho e satisfação do dever cumprido, poderia se dar sem envolver declarações que podem dar margem a mal-entendidos e insastifações diplomáticas.
Afinal, afirmar como o presidente o fez no trecho pinçado, estar satisfeito em ver a crise econômica em outros países, parceiros comerciais, pode ir contra nossos próprios interesses.
De qualquer forma, entendi que o desabafo presidencial se dirigia mais ao público interno, inclusive à própria equipe de jornalistas e redatores "competentes" da Globo e da grande imprensa, que tanto  ironizaram a marolinha, que aos países onde a crise revelou-se uma tsunami, cuja ressaca está ainda longe de ter fim.
***
Do mesmo modo não considero recriminável o batismo do campo de petróleo,  cuja viabilidade comercial foi ontem confirmada tenha recebido o nome de Lula. Não o Lula presidente, mas o molusco da fauna marinha.
Afinal, apenas por acaso, o nome de nosso presidente Luís Inácio, resultou no apelido de Lula, que mais tarde se incorporou ao registro civil do presidente. E, não foi no seu mandato, nem sob sua inspiração que a Portaria que determina que o nome de campo considerado viável comercialmente localizado no mar seja vinculado à fauna marinha.  A Portaria data de 2000, e Lula é o nome de animal da fauna marinha.
Portanto, nada há de errado, ou ilegal.
Pode-se questionar o oportunismo da denominação. Mas tão somente isso.
E até aqui, há que se lembrar que oportunistas também foram os que, em 8 anos chamaram o presidente de Lula-lelé, em referência ao personagem de desenhos animados infantis. Ou os que durante o mandato do presidente usaram o apelido de forma jocosa, irônica, com ar de deboche.
Pior ainda. Há que se lembrar também daqueles que apostaram que o poço não seria mais que mero instrumento de campanha eleitoreira, sem viabilidade econômica.
É pensando nesses que acho que, como bons esportistas, há que se saber encarar e absorver as derrotas, quando os ventos da oportunidade mudam de direção e passam a soprar contra nossos desejos.
***
Por fim, e apesar dos pesares, o governo Lula acabou saindo-se melhor que a encomenda. E, justiça seja feita, se muito deixou de ser feito, e se poderia muita coisa ter sido feita de outra forma, e até mais bem feita, ainda assim, há que se reconhecer que Lula ao menos não decepcionou.
Não enterrou o  país e deixa o governo e o país, em situação melhor que aquela que encontrou. Que o diga o povo e os 80 e tantos por cento de aprovação popular que, olimpicamente, ostenta.

Nenhum comentário: