quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Por que não mudar?

Muito se fala na adoção de novas regras de futebol, com a permissão e utilização de tecnologia para auxiliar a arbitragem,  em especial em relação aos lances mais polêmicos.
Seria, sem dúvida, um avanço, mesmo que adotado como no tênis, em que é permitido apenas em algum número de vezes, ou desafios.
Em nosso país, também sempre se discute a questão de mudanças de fórmulas de campeonato, etc. tudo destinado a dar maior estímulo e sensação às partidas. Aqui, com esse ponto, como já comentei antes, não concordo.
Bem, também tenho minha sugestão de mudança. Nada muito inovador, inclusive na mesma trilha de outra mudança que já foi sacramentada, e que representou uma maior preocupação em induzir à prática de um futebol mais ofensivo.
Refiro-me à pontuação das partidas. E minha sugestão é que não se atribua apenas um ponto a todas as partidas que terminarem com empate sem gols. Mas, se a partida tiver gols, o empate passaria a valer dois pontos.
Temos visto que o time que empata três de suas partidas, faz o  mesmo número de pontos que outro que perde 2 e vence apenas uma. Ora, se a alteração na pontuação conseguiu, para o mal ou para o bem, levar a uma equipe tentar ser mais ofensiva, o que a leva a marcar mais gols e fazer acontecer mais vezes o momento sublime do futebol, porque não dar pontos para quem, mesmo empatando, também procurou dar alegrias à torcida e tornou o jogo mais dinâmico?

Nenhum comentário: