segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

De volta, o futebol

Teve início o campeonato paulista, no último fim de semana.
Novidades? Nenhuma.
O Palmeiras amargou um empate, em casa, contra o Botafogo. A torcida, claro, não gostou do que viu. Ou melhor: do que não viu.
E protestou contra o time, o treinador, a diretoria. O prof. Belluzzo, sem dúvida, das cabeças mais privilegiadas de nossa economia mostrou, como presidente do Palestra, que uma coisa é uma coisa ... outra coisa é outra coisa.
Não é por ser um imtelectual brilhante, ou um professor de méritos, ou um cientista econômico inovador, de posições sempre importantes, que vai ser um presidente de time de futebol capaz de trazer mudanças, tão necessárias e desejadas no mundo da cartolagem.
Deu com os burros n'água. Ou com o Porco.
***
Os demais grandes paulistas, com exceção do Santos, campeão da última temporada, fizeram o suficiente para encaixar dois a zero, o Corínthians contra a Portuguesa, o São Paulo, contra o Mogi.
***
Do futebol mineiro, fora a continuidade da fase de pré-temporada de Atlético e do Cruzeiro, tivemos o jogo do América.
Para o primeiro jogo do ano, sem o goleiro titular, jogando uma partida amistosa, foi bom. O resultado, de fato, nesse caso é o que menos interessa.
O time mostrou que tem condições de fazer bonito, mesmo estando voltando agora à série principal.
Já o Flamengo mostrou que vem bastante reforçado. Não em campo, que ontem as novas contratações não estrearam. Mas, com Luxemburgo - o homem do discurso e dos projetos mirabolantes, e com a imprensa carioca, toda ela, mais uma vez ..... carioca...
***
Do futebol na tela da tv no domingo, só mesmo a constatação: para o bem do futebol brasileiro; para o bem do próprio Flamengo (se tem gente que, em Minas, quer ver esse time se dar bem, de verdade!); para o bem do espectador, a Globo tem de perder o monopólio da transmissão dos campeonatos estaduais e brasileiro.
Por que é uma vergonha, o que eles fazem e chamam de transmissão. Muito mais para a patriotada, de antigamente.

Nenhum comentário: