sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Pena de morte

Só para tentar entender, já vi muita gente defendendo a pena de morte para criminosos. Alguns até tidos como irrecuperáveis. Já vi muita gente boa, propondo a discussão da implantação de castigos mais pesados para aqueles que cometem crimes hediondos, violentos, contra crianças, etc.
Esses mesmos que propõem a pena de morte, e aqui não estou me referindo a qualquer religioso, curiosamente, são francamente contrários ao aborto.
Nesse caso, levantam a bandeira da defesa da vida. Mesmo que nem a medicina ainda tenha conseguido precisar, com exatidão, o momento em que a vida se inicia. Ou se encerra.
Mesmo que a filosofia ou qualquer outra ciência tenha conseguido estabelecer o momento exato em que a vida deve ser considerada como tal.
Mas, se o óvulo recém fertilizado é vida, e sua extração é criminosa, por ir contra os desígnios de Deus. Se o aborto é um assassinato, mesmo que a gestação pudesse não ocorrer ou interromper-se naturalmente. Enfim, se matar um feto é um ato que atenta contra o mais sagrado princípio que diz que a ninguém é dado o direito de tirar a vida de outrem, então como entender que essas mesmas pessoas possam admitir a pena de morte?
Será que quem defende a pena de morte para os criminosos julga-se o próprio Deus, a quem cabe julgar e condenar os pecadores? Será que nunca cometeram erros e mesmo que os erros não fossem de mesma gravidade, não temem que possam, em um momento de desespero futuro, cometer um ato semelhante? Será que não crêem que possam vir a cometer atos criminosos, e violentos, sem que tivesse avaliado a possibilidade de essa ser a consequência de suas ações?
E de mais a mais, o que é mais criminoso afinal de contas: ir contra o pensamento dominante ou poderoso, apenas manifestando opinião divergente? Matar a sangue frio num assalto? Estuprar alguém ou alguma criança? Ou assinar um documento que condena milhares de pobres e desvalidos à miséria, dando um desfalque, assinando uma medida que corte ou reduza suas aposentadorias ou deixando de autorizar um aumento devido?
Só para refletir...

Um comentário:

Unknown disse...

Umas das grandes evoluções humanas foi a formação de regras que nos capacitaram organizar esforços e viver em sociedade. Moisés recebeu os dez mandamentos e os divulgou ao pé do Monte Sinai, e a partir do momento que regras foram estabelecidas imediatamente foi criada a necessidade de punições para seus transgressores. Cada transgreção julgada em suas nuancias e o transgressor punido em concordância com a severidade da transgreção. Crimes contra a vida onde o transgressor é um reicidente deve ser punido com maior severidade. A reclusão, principalmente no sistema carcerário nacional, deixa de ser uma alternativa viável pra sociedade ao lidar com este tipo de desajustado social. Infelizmente no estado atual de desenvolvimento da sociedade a pena de morte se mostra como a alternativa mais sensata, mesmo que moralmente discutível. É o conceito do mal menor.