quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Segundo turno

Respondi ontem a um amigo que o segundo turno vai ser vencido pela Dilma. Ainda arrisquei um palpite: 51 a 46. A razão, o voto dado a Marina foi, em parte, um voto de consciência. A consciência e a preocupação com a preservação ambiental. Um voto verde. Em minha opinião, a parte do tamanho do resultado eleitoral do PV (não de suas idéias, a maior parte delas grandes e admiráveis), ou seja, reduzida.
Uma outra parcela foi dada à mulher. Marina é heroina e tem uma luta e uma tradição que, por si só, já seria capaz de explicar sua votação.
Mas, creio que há a parcela do voto que era para ser dado ao Serra. O voto conservador envergonhado. Aquele que não foi depositado direto no Serra por sua imagem antipática, arrogante, prepotente, até.
Em Minas, minha origem, e em BH, minha cidade, parte da votação de Marina se deve a uma punição ao fato de o Serra ser paulista, de o PSDB ser paulista. De ter atrapalhado Minas de chegar lá, ao Planalto. Embora particularmente não consigo entender como meu, por mineiro, o desejo que é pessoal de Aécio. Desejo que respeito, mas não confundo com os desejos do povo. Aécio na Presidência, é o homem Aécio, não Minas. Aliás, Minas são muitas. Difícil um homem só representar toda essa diversidade.
Mas, para punir Serra, votou-se em Marina, que foi a mais votada na capital das Gerais.
Voto envergonhado, enrustido, que desejava o segundo turno. Para, então, sem outra opção votar em.... Serra.
Então minhas contas são que Serra não teria metade dos votos de Marina, 10%. Por conta do voto conservador, que Marina nunca representou, acho que pode-se contabilizar 12% para o professor paulista.
A propósito de Marina não ser, nem representar o voto conservador, acho que ela foi usada pela grande imprensa conservadora que, vendo no Verde uma proposta mais moderna, apelou para aqueles que se desejam antenados e ligados à atualidade e ao mundo.
Como avaliaram que a pretensa antipatia do Serra não levaria ao segundo turno, jogaram as fichas na proposta mais palatável e na imagem muito mais sedutora de Marina, morena Marina.
Os outros 4% de votos de Marina para Serra seriam daqueles que acreditaram nas inverdade e mentiras veiculadas na midia, de que Dilma era favorável ao aborto.
O que ela disse, e que o Serra repetiu ontem, e que eu acredito é que o aborto, concordemos ou não com ele, deve ser discutido sem hipocrisia. Deve ser tratado como questão de política pública.
Minha opinião é que a Igreja -qualquer que seja sua convicção, mas a Igreja de modo geral trata a questão do aborto de forma lesiva à própria formação da opinião de seus fiéis. Acho isso porque ao condenar a mera proposta de discussão, alimenta a hipocrisia reinante. Todo mundo - rico, faz aborto. Financia o aborto. Paga caro as clínicas mais bem equipadas e aparelhadas de criar anjos.
O povo pobre é que não pode fazer aborto. Porque não pode bancá-lo. E então faz abortos de forma a gerar problemas graves que acabam se transformando problemas de saúde pública.
Bem, deixemos o aborto de lado, o problema é que acho que com tudo isso, Serra captura 16% dos votos dados a Marina. Que somados aos seus 32 chegam, no máximo a 48.
Os demais 4%, que representariam talvez a metada da parcela do voto pessoal de Marina ou do voto dos verdadeiros verdes, iriam para Dilma. Que ficaria com os 47% obtidos mais essa cifra, totalizando 51%.

3 comentários:

Fabi e Lisa disse...

que legal o blog Paulo Cesar!!

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Bacana Paulo! Estarei, sempre que possível e o tempo permitir, postando comentários...

Um pitaco nesse tema SEGUNDO TURNO, quando você disse que o voto na Marina foi da consciência e a preocupação com a preservação ambiental, discordo em parte, acho que foi o voto do protesto, por não haver outras opções, agora no segundo turno Deus nos acuda, pois se correr o bicho pega, se ficar o bicho come...

Belo Blog!
Abraços amigo
Valterino